A Secretaria da Causa Animal (SMCA) atuou, nesta semana, no apoio ao resgate de um cachorro em situação de maus-tratos na região da Palma. Ao cumprir ordens judiciais referentes ao crime de abigeato, relacionadas a um abatedouro clandestino, a Polícia Civil de Rio Grande encontrou um cão em debilitadas condições de saúde no endereço investigado. Um profissional da SMCA esteve no local para suporte médico veterinário e, após averiguar a situação, elaborou laudo de maus-tratos.
O tutor foi preso em flagrante e o animal foi encaminhado para um lar temporário contratado pelo município, onde já está recebendo tratamento. Quando estiver recuperado, o cachorro ficará disponível para adoção.
De acordo com o secretário Anderson Santos, os índices de punições de maus-tratos têm aumentado muito desde o ano passado, o que está diretamente relacionado com o trabalho conjunto entre administração pública e órgãos de segurança na divulgação dos procedimentos junto à população, para assim incentivar as denúncias.
“Quando os resultados aparecem e os cidadãos têm o conhecimento do procedimento para as denúncias, há um encorajamento para que façam os registros junto aos órgãos de segurança, para que estas sejam averiguadas. Nesse caso da Palma, não seria uma ação de maus-tratos, mas o profissionalismo dos agentes na abordagem foi crucial para que a vida do animal fosse salva e para que esse animal possa, talvez, encontrar uma família que o adote e lhe dê conforto”, afirma.