Buscando alternativas que visam melhorar e qualificar o ensino da rede municipal, a Secretaria de Município de Educação (SMEd), participou do evento EdTech, em Blumenau, Santa Catarina, na última segunda-feira (17). A superintendente pedagógica da SMEd, Patrícia Ramos, representou o executivo municipal no workshop voltado a capacitação de robótica educacional, que contou com a presença de 54 representantes de instituições educacionais público e privadas de todo o Brasil.
O EdTech é um evento concebido para congregar diretores e mantenedores de instituições educacionais de todo o Brasil, permitindo uma imersão no universo da robótica. O encontro, promovido pela empresa RoboMind, tem como objetivo oportunizar experiências de aprendizagem que efetivamente contribuem para o desenvolvimento acadêmico, social e cognitivo dos estudantes, criando situações para estimular a solução de problemas.
De acordo com a superintendente, durante o evento os CEOs da empresa realizaram uma demonstração de produtos pedagógicos contextualizando-os a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que, após alteração em 2023, institui a Política Nacional da Educação Digital por meio da lei 14.533/ 2023 que estabelece a inserção das competências digitais tecnológicas em diferentes modalidades dentro da grade curricular. Alguns dos itens demonstrados fazem parte do catálogo oferecido pela Roborobo, uma empresa da Coreia do Sul, referência mundial em tecnologia e inovação, bem como produtos da marca Lego for Education.
“Foi um momento de grande aprendizagem, onde passamos o dia inteiro em capacitação, eles construíram diferentes robôs em níveis de dificuldade. Conhecemos a sede da empresa bem foi realizada a visita técnica ao centro de distribuição, onde ocorre toda a logística de entrega dos kits que são distribuídos para os diferentes municípios que desenvolvem o projeto educacional com a empresa”, comenta Patrícia. Ainda, ela destaca que o convite do município para a participação do EdTech foi feito após o contato presencial com a empresa no Fórum Regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizado em Curitiba no início do mês.
A superintendente ressalta que a participação nestes eventos é de extrema importância para qualificar os profissionais que trabalham na gestão pedagógica da rede municipal. “O objetivo dessa legislação nada mais é do que o aluno atuar como um protagonista na solução de problemas, com atividades que aprendem fazendo, sendo ativo no processo de ensino e aprendizagem, influenciando inclusive nos resultados das avaliações externas. É de fundamental importância que nós tenhamos uma disrupção daquele modelo tradicional onde o professor detinha do conhecimento e que consigamos fomentar esse processo por meio das tecnologias digitais”, afirma.
Por fim, Patrícia ressalta que o momento de retorno ao município é marcado pela retomada do conteúdo aprendido. Agora, a SMEd trabalha para entender a maneira mais adequada para seguir a legislação federal e como ocorrerá esta complementação no currículo das instituições rio-grandinas levando em conta as questões orçamentárias do município.
“A RoboMind foi extremamente feliz em realizar esse tipo de workshop e nos convidar enquanto município para que nós possamos ampliar o conhecimento do que existe no mercado e pensar em possibilidades de trazer a inovação e a criatividade para o nosso município, utilizando metodologias que instiguem os estudantes ao pensamentos crítico para a resolução de problemas, sendo protagonista do processo, fazendo com que esse estudante consiga colocar a mão na massa, desenvolvendo competências digitais” finaliza.
Por: Assessoria PMRG