Depois de grande sucesso em sua primeira edição, foi lançada na noite da última segunda-feira (19) a segunda edição do álbum Figurinhas do Rio Grande. O evento de lançamento aconteceu no CCMar e contou com a presença do Prefeito Fábio Branco, de Secretário de Município e de diversas outras autoridades.
A equipe que desenvolveu o projeto desta segunda edição do Figurinhas do Rio Grande o aponta como um trabalho desafiador e muito prazeroso. Segundo Duda Keiber, coordenador geral do projeto Figurinhas do Rio Grande, “o álbum é um instrumento para incentivar a criançada e a comunidade geral a conhecer seus patrimônios (naturais e histórico-culturais) e as riquezas da terra”. Duda afirmou que a cidade do Rio Grande é muito rica e possui elementos que podem compôr diversos álbuns e a função de sua equipe foi fazer a curadoria de elementos que pudessem representar de forma plural a cidade e população rio-grandina.
O pesquisador e coordenador editorial do projeto Figurinhas do Rio Grande, Guilherme Pinto de Almeida, repercutiu positivamente a receptibilidade da primeira edição do projeto. Segundo o pesquisador a Prefeitura Municipal abraçou o projeto levando-o para as escolas que trabalharam com o álbum durante todo ano letivo e no final do ano diversas escolas apresentaram uma exposição com releituras dele. “Ficamos muito felizes com a repercussão da primeira edição do álbum, pela receptividade geral da população”, afirmou.
Em fala realizada durante o evento de lançamento o Prefeito Fábio Branco reconheceu a qualidade do trabalho realizado na confecção do álbum, desde sua ideia inicial até sua execução final e sua entrega enquanto produto. O Prefeito também mencionou em sua fala o trabalho realizado pela Secretaria de Município de Educação com a distribuição de álbuns aos alunos da rede municipal de ensino, onde aproximadamente 20 mil exemplares da primeira edição foram distribuídos. “Foi um sucesso dentro as escolas!”, exclamou Branco.
O projeto Figurinhas do Rio Grande é uma realização da OTROPORTO Indústria Criativa e do Ministério da Cultura do Governo Federal, sendo financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A Prefeitura Municipal do Rio Grande é apoiadora do projeto que ainda conta com o patrocínio de Sagres e CCGL – Tergrasa.
Foto: Richard Furtado/PMRG