Na quarta-feira (20), o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) promoveu uma discussão sobre saúde pélvica feminina em uma roda de conversa no auditório do Centro Integrado de Proteção à Família, na Avenida Silva Paes, n° 91. Nathalia Ferreira, fisioterapeuta pélvica e especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher, foi quem conduziu o encontro.
A sessão está inserida na agenda do Março Lilás, campanha que visa conscientizar sobre o câncer de colo do útero, promovendo a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo de tumor mais prevalente entre as mulheres.
“Nós estamos no Março Lilás, trabalhando muito essa questão da prevenção do câncer de colo de útero, mas isso deve ter uma atenção durante o ano todo”, reforçou Ferreira.
Mais do que incentivar o autocuidado, a roda de conversa se propôs a estimular o empoderamento feminino através do autoconhecimento, incentivando as presentes a compartilharem suas experiências e dúvidas sobre saúde íntima feminina, assunto muitas vezes negligenciado devido a tabus culturais.
Foto: Victória Silva/PMRG