O Comitê Municipal de Enfrentamento a Infecções pelo HIV/VDRL e Hepatites Virais da cidade do Rio Grande definiu a programação para o mês Dezembro Vermelho, que prevê ações de combate ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Para este ano, o Executivo, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), e o Comitê ampliaram as atividades, a fim de aumentar a conscientização da população sobre a importância da prevenção e cuidados contra a AIDS e o HIV, já que o município ocupa o terceiro lugar no ranking das 100 cidades com mais de 100 mil habitantes e maior taxa média de detecção de AIDS na população em geral nos últimos anos.
Na próxima sexta-feira (1º), Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, haverá uma ação de conscientização logo ao amanhecer. Antes das 6h, serão distribuídos preservativos (interno e externo) e folderes informativos sobre a doença e ofertados autotestes de HIV aos trabalhadores que embarcam na estação Hidroviária rumo a São José do Norte.
À tarde, no mesmo dia, outras atividades estão previstas. Uma delas será no Largo Dr. Pio, entre 11h e 16h. No local, haverá testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites, sendo utilizada a Unidade Móvel da Secretaria da Saúde. Também terá distribuição de preservativos (interno e externo), de folderes informativos e ofertados autotestes para HIV para a população.
Na ação no Largo, mudas de plantas serão oferecidas pelo Programa Municipal IST/HIV/HV. Também haverá um aulão de dança/zumba organizado pelo SESC, entre 15h e 16h, e música executada pelo DJ Vitinho da Heaven, a partir das 15h. Os organizadores farão, ainda, uma blitz de orientação à população, na sinaleira do Largo Dr. Pio, durante os horários de pico.
MEMORIAL
Um painel denominado “Memorial: Linha de Tempo do HIV” está sendo preparado para mostrar a história do HIV/AIDS no Brasil e no mundo. Os dados serão ilustrados em datas e imagens no painel que será exposto no Largo Dr. Pio, em toda a ação na sexta-feira (1º). As informações trarão um levantamento histórico, desde o final da década de 70 do século passado, quando foram descobertos os primeiros casos de AIDS, até os dias de hoje.
Já os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Cidade de Águeda, Lúcia Nader, Portuário e Hidráulica terão participação na ação “Varal Solidário” com a realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, que serão realizados nos CRAS, no horário das 13h às 17h.
Já as unidades básicas de Saúde do município estarão com atendimento pela manhã e à tarde, cujas ações envolverão a realização de testes rápido sob livre demanda, sala de espera alusiva à prevenção de HIV e ISTs, e sensibilização dos grupos prioritários para testagens em todas as atividades do dia. Por sua vez, o Hospital Universitário terá, durante toda a sexta-feira, atividades de educação em Saúde sobre HIV/AIDS e oferta de autotestes para HIV direcionadas a pacientes do próprio hospital.
À noite, com início às 18h, uma audiência pública na Câmara de Vereadores debaterá sobre o Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS.
OUTRAS AÇÕES
Depois do dia 1º, outras ações foram programadas. Na segunda-feira (4), haverá uma palestra sobre ISTs na SIPATP da empresa TECON. Para a quarta-feira (6), terá um evento alusivo ao Dezembro Vermelho promovido pela CIPA do Hospital da Santa Casa do Rio Grande. No dia 8, está agendada a testagem rápida (HIV, sífilis e hepatites), distribuição de preservativos (internos e externos) e orientações sobre ISTs no Posto Buffon, localizado na BR 392, km 18,5, das 8h às 17h.
O Praça Shopping está na programação com um evento alusivo ao Dia Mundial de Combate à AIDS. Haverá testagem rápida (HIV, sífilis e hepatites), distribuição de preservativos (internos e externos) e orientações sobre ISTs, dia 9, das 16h às 20h.
Outro evento é o “Ocupa Praça” da Associação LGBT do Rio Grande, dia 17, na Avenida Rio Grande no Balneário Cassino, também, com serviços de testagem rápida (HIV, sífilis e hepatites), distribuição de preservativos (internos e externos) e orientações sobre ISTs.
Outras atividades ainda poderão ser acrescentadas esta semana e durante o mês de dezembro. Toda a programação tem apoio da Prefeitura e foi organizada pelos órgãos que compõem o Comitê Municipal de Enfrentamento a Infecções pelo HIV/VDRL e Hepatites Virais.
A secretária da Saúde, Zelionara Branco reforça que um aspecto importante com as ações desenvolvidas dentro do Dezembro Vermelho no município tem como foco a redução do número de casos de HIV/AIDS. Disse que o município quer “ampliar o acesso de todas as pessoas aos serviços de Saúde e, neste caso, o objetivo é desenvolver ações preventivas, identificando, de forma precoce, as pessoas que estão com o vírus HIV para que iniciem rapidamente o tratamento”.
Para além disso, orientações das equipes de Saúde são repassadas a pessoas que possuem alguma situação de exposição ao vírus, a fim de que tenham consciência das formas de prevenção. Com isso, “as pessoas podem cuidar da sua saúde, evitar a contaminação e, efetivamente, os números de casos da doença podem ser reduzidos no município”, conclui a secretária da Saúde.