Deputados federais da bancada gaúcha reuniram-se com o ministro dos Transportes, Renan Filho, nesta quarta-feira (24/04), em Brasília, para falar sobre a situação das obras e dos projetos de infraestrutura para o Rio Grande do Sul.
O ministro aceitou o convite e terá agenda no Estado no dia 3 de maio, em Porto Alegre, para apresentar os investimentos em andamento, as previsões de novas obras e dialogar com os municípios. Os detalhes e a agenda completa do ministro no RS ainda estão sendo definidos.
Na ocasião, o deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) questionou sobre as obras, especialmente, da região Sul. O presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, confirmou que o resultado da licitação da nova ponte sobre o Rio Jaguarão está previsto para o dia 3 de maio. A nova ponte, na BR-116, terá extensão de 419 metros, sendo que, somada aos novos trechos de acesso, totalizará 19,5 km de rodovia a serem construídos. A expectativa é que em torno de 400 empregos diretos serão gerados na região.
Já os envelopes da licitação para a dragagem da Lagoa Mirim, que fará a ligação com a Lagoa dos Patos para permitir a integração à hidrovia binacional Brasil-Uruguai, serão abertos no dia 6 de maio. Este projeto está inserido no Novo PAC e deve ter investimento de aproximadamente R$ 42 milhões e prazo de execução de 23 meses.
Além disso, Lindenmeyer comemorou a informação de que a licitação para a segunda ponte sobre o canal São Gonçalo deverá ser lançada nos próximos dias.
Por: Eduardo Buchholz