--° / --°
Min Max
MANCHETE TURISMO

Prefeitura realiza oficina de cocriação para a construção de posicionamento estratégico do Turismo no município

Compartilhar:

Participaram do evento diversos atores envolvidos com o setor de turismo no município


Na tarde da última segunda-feira (2) o Salão Nobre Deputado Carlos Santos recebeu um evento destinada a aproximar atores do setor de turismo do município e colaborar na construção de um novo posicionamento estratégico municipal para o setor.

A Oficina para a Construção do Posicionamento Estratégico do Turismo no Rio Grande foi ministrada por profissionais da Unisinos a partir de um convênio entre o SEBRAE RS e a Prefeitura Municipal, oportunizando aos presentes assistirem a uma palestra e participarem de atividades de cocriação em grupo trabalhando novas ideias para o turismo em nossa cidade. Participaram do evento diversos atores envolvidos com o setor de turismo no município, desde representantes da rede hoteleira e agentes de turismo até representantes de instituições ligadas ao comércio local como a CDL.

Em discurso realizado na abertura do evento o prefeito Fábio Branco exaltou a importância da atividade para a construção colaborativa de um projeto que visa a profissionalização do turismo no município. Segundo Branco, “devemos valorizar nossas características e qualidade vislumbrando aquilo que podemos nos transformar”. O projeto para o desenvolvimento turístico no município está atrelado a um dos macrodesafios propostos pelo Grande Pacto pela Inovação do Rio Grande, e surgiu a partir da sugestão de atores da sociedade envolvidos com este macroprojeto quando provocados pela Gestão Municipal.

Para Jussara Argoud, Gestora de Projetos de Turismo no SEBRAE na Região Costa Doce, este projeto se propõe ser uma construção coletiva do posicionamento estratégico da cidade. Segundo ela, “as pessoas que são daqui conhecem Rio Grande e sabem das necessidades que tem para o desenvolvimento do turismo”. Conforme afirmou a Gestora do Projeto, ele será uma contribuição para o desenvolvimento do turismo no município, sendo ele um projeto da comunidade e por isso a importância da participação popular em sua construção. “Ela (a comunidade rio-grandina) precisa contribuir para atingirmos esse objetivo”, disse.

A palestra e as atividades de cocriação estiveram a cargo dos consultores do IPM-Unisinos, Marcelo Fonseca, Fabrício Tarouco e Paulo Bittencourt. Durante a palestra os consultores apresentaram cases de sucesso na relação entre identidade local e turismo, apontando na cidade do Rio Grande características singulares e que podem ser melhor exploradas para o desenvolvimento do setor. A ideia de uma economia local baseada nos conceitos de Economia Azul – ligada às águas – levou os consultores a considerar a gastronomia local com herança portuguesa e baseada em Frutos do Mar, a praia do Cassino como local de lazer e prática de esportes, e as Ilhas e o Taim/Capilha como opção para prática do ecoturismo como pontos base para fomentar o turismo no município. A trajetória cultural e o pioneirismo histórica da cidade, assim como o turismo de negócios em função do Porto do Rio Grande, também são importantes pontos apresentados a serem considerados.

(Foto: Roberto Dias/PMRG)

Segundo Marcelo Fonseca, a etapa da oficina aberta à população também é um espaço para poder conhecer outros projeto e assim contemplar a maior parte dos interesses possível.

“Buscamos envolver diferentes atores, direta ou indiretamente ligados a economia do turismo, para de fato poder escutá-los e compilar suas expectativas sobre o projeto”, afirmou o Coordenador do IPM-Unisinos.

As atividades em grupo realizadas na oficina estimularam os participantes a criar de forma colaborativa novas atrações para o setor, indicando novas áreas com possibilidade de exploração e melhorias naquelas que tradicionalmente são exploradas.

Em fala realizada no encerramento do evento a Secretária de Desenvolvimento Inovação e Turismo do Município, Lu Compiani Branco salientou a importância da participação dos atores do setor para a construção deste posicionamento municipal sobre o Turismo.

O projeto tem 3 etapas previstas, sendo a primeira delas uma extensa pesquisa que já foi realizada, seguida da realização de oficinas de cocriação e colaboração, e tendo como etapa final a entrega do projeto enquanto plano e posicionamento estratégico para o setor de turismo na cidade do Rio Grande.

Assessoria PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *