--° / --°
Min Max
GERAL MANCHETE

Prefeitura promove processo de dupla classificação de embarcações para pescadores

Compartilhar:

Durante a manhã de quarta-feira (03), a Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), em parceria com a Secretária de Município de Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), proporcionou aos pescadores a realização da dupla classificação das embarcações, no intuito de torná-las aptas tanto para a pesca quanto para o transporte de passageiros.

A assistência foi oferecida de forma gratuita aos profissionais que já fazem parte do curso de qualificação voltado à atuação junto ao setor turístico. No total, cinco barcos receberam a vistoria. De acordo com o engenheiro naval, Carl Grohs, o processo é de extrema importância, pois permite determinar a capacidade de passageiros de cada embarcação.

“Nós pegamos um determinado número de pessoas, primeiro se concentram no meio da embarcação e depois inclinamos ela para ver até um limite que existe na norma que todos eles atenderam. Com base nisso, determinamos a lotação de passageiros que a embarcação pode levar. Agora nós vamos fazer o cálculo, vamos preencher o formulário que existe da norma e vamos entregar para a secretaria. Com isso eles vão entrar na capitania e vão ser emitidos os títulos de para o transporte de passageiros “, comenta Grohs.

A documentação faz parte de uma etapa sucessora da Oficina de Recepção e Atendimento ao Turista que foi realizada pelo SENAC Rio Grande. O curso realizado durante o mês de março teve como objetivo prover aos participantes uma série de conhecimentos necessários sobre a região para auxiliar turistas e boas práticas no atendimento ao público. Além disso, o curso busca criar uma cultura de valorização dos atrativos turísticos da cidade onde esses profissionais fortalecerão o turismo na região a partir da boa recepção daqueles que buscam atrações em nosso município.

A servidora Mariana Pires, da SMPAC, que acompanhou o processo, fala dos impactos positivos do curso e da certificação para os pescadores. “Primeiro, nós conversamos com a capitania e nós oferecemos um curso que deixa os pescadores aptos a não só fazer travessia de pessoas, mas levar para conhecer a Lagoa dos Patos, por exemplo, fazer pequenos passeios turísticos, por onde as pessoas quiserem. Agora eles ficam legalizados perante a capitania, com o curso e estamos fazendo documentação para dupla classificação, para que esses barcos possam operar tanto para pesca quanto para transporte de passageiros”, comenta.

Foto: Victória Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *