Com o acúmulo de chuvas que resultou na elevação dos níveis de água dos rios do estado do Rio Grande do Sul, atualmente, a Prefeitura do Rio Grande, através da Defesa Civil, está trabalhando para atender a população enquanto a vazão de água pela Lagoa dos Patos até o oceano transcorre.
Nesta segunda-feira (6), a Prefeitura atua com ações preventivas em pontos de alto risco no município. De acordo com o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil do Rio Grande, Sérgio Webber, a recomendação é que aqueles que se encontram em regiões críticas devem, se houver a possibilidade, dirigir-se à casa de parentes e amigos em áreas seguras.
“A água ainda não atingiu níveis críticos, mas baseados em dados técnicos, nós vamos começar a dirigir as pessoas para o abrigo do Arraial, que já está aberto”, comenta. Além deste, um abrigo localizado no Ginásio da escola Lemos Júnior, no centro da cidade, já está equipado para receber a população enquanto outros três abrigos estão sendo preparados. Ainda Webber ressalta que estas ações estão sendo ordenadas à medida que são apresentadas as necessidades.
Os boletins oficiais serão divulgados diariamente, duas vezes ao dia, pelos canais oficiais da Prefeitura. Os dados são reunidos pelo Setor de Comunicação a partir de informações enviadas pela Defesa Civil e secretarias municipais. O monitoramento será realizado até a regularização da situação.
Confira em anexo o boletim oficial da manhã de segunda-feira (6).
BOLETIM DIÁRIO RG – Inundação da Lagoa dos Patos_ Manhã de 6 de Maio_ (1)
Foto: Victória da Silva/PMRG