No início da tarde desta segunda-feira (16) o Prefeito Fábio Branco recebeu no Paço Municipal o Deputado Federal Alexandre Lindenmeyer, após convite realizado ao Parlamentar Federal para a apresentação dos dados que compõe o relatório produzido pelo Gabinete do Executivo sobre os prejuízos causados pela série de eventos climáticos extremos que atingiram o município, direta e indiretamente, nos últimos três meses.
Durante a reunião o Prefeito Fábio Branco pôde apresentar as
localidades que tiveram o maior número de famílias atingidas e, de forma mais detalhada, indicar as áreas econômicas que sofreram maior prejuízo em suas atividades. Os prejuízos estimados pelo Município superam a cifra de R$42 mi. A construção do relatório utilizou como base uma série de dados divulgados pela EMATER-RS sobre a perspectiva de situação de perdas econômicas na agricultura e na pesca no município do Rio Grande juntamente aos dados captados pela Secretaria de Município de Zeladoria da Cidade (SMZC) sobre danos sofridos em estradas rurais e urbanas e demais infraestruturas da cidade, assim como outros bens públicos que sofreram avarias em função dos eventos climáticos.
Segundo o Prefeito Fábio Branco os dados contidos no relatório apresentado à Câmara Municipal e entregue ao Deputado já estão lançados no sistema da Defesa Civil. A homologação por parte do Governo Federal do Estado de Emergência decretado pelo Executivo Municipal em função das cheias da Lagoa dos Patos facilitará o pleito por verbas oriundas do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil destinadas a reconstrução de infraestruturas afetadas por desastres naturais. A Prefeitura Municipal também busca dinheiro para suprir os prejuízos por meio de outras fontes como o Governo do RS.
O Deputado Alexandre Lindenmeyer afirmou manter contato permanente com os Ministérios do Governo Federal responsáveis pela pauta pleiteando recursos. Alexandre apontou a solicitação por medidas importantes como a liberação auxílio financeiro a pescadores artesanais da região e a liberação de recursos para mitigar os prejuízos sofridos pela agricultura familiar. Declarou também já ter apresentado demandas surgidas em função dos eventos climáticos severos que atingiram o estado do Rio Grande do Sul ao Presidente Lula, ao Vice-presidente, Geraldo Alckimin e ao Governador do RS, Eduardo Leite, solicitando um olhar especial das autoridades para a região sul do estado.
“Recebemos este material e com o auxílio dele vamos continuar demandando ao Governo Federal para que possamos ver auxílios efetivos chegando a nossa região sul do RS”, afirmou.
Assessoria PMRG
(Foto: Fernanda Cruz)