Finalizada a etapa de integração dos sistemas à rede de tecnologia da informação da Portos RS, a obra de modernização dos acessos e adequação aos padrões internacionais de ISPS Code e de Alfandegamento entra em uma nova fase que antecede a entrega e o início efetivo das operações.
Ao longo de todo o mês treinamentos estarão sendo realizados com o objetivo de apresentar as novas funcionalidades e procedimentos de uso do sistema para usuários com perfil de acesso voltado a clientes dos tipos operador portuário e transportador, com foco em cadastros de veículos e de motoristas, agendamentos e pesagem.
Uma operação piloto teve início na tarde da última segunda-feira (7), onde toda a movimentação de descarregamento de cevada do navio Apogee Spirit teve a entrada e saída dos caminhões acontecendo pelo novo portão. A medida permite a realização de testes e o aperfeiçoamento de eventuais inconsistências.
Para auxiliar no processo de capacitação, a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Portos RS preparou um material de suporte aos usuários que facilitará a compreensão do funcionamento do novo sistema. Quando em funcionamento, serão disponibilizadas tecnologias que qualificarão o controle de acesso e irão agilizar as operações.
As obras estão em andamento na infraestrutura portuária desde o início do ano de 2023, percorrendo todos os prédios e unidades de armazenagem. O investimento também contemplou a ampliação do sistema de câmeras de vídeomonitoramento e a reestruturação do Centro de Controle e Comunicação (CCCom) da Guarda Portuária.
Orçado em pouco mais de R$ 46 milhões, a modernização das instalações portuárias é um desejo antigo e vinha sendo planejado desde a extinta Superintendência e agora com a criação da Portos RS vem sendo concretizado. O investimento em recursos de última geração se refletirá no aprimoramento das ações de segurança e no controle de acesso.
Ascom Portos RS
Foto: Divulgação Portos RS