O segundo dia do CriaRG 2023 promoveu uma palestra com o especialista em educação e empreendedor Matheus Tomoto. A ação ocorreu na manhã de quarta-feira (29), na Nova Rheingantz. O evento contou com a participação de diversos alunos e professores de escolas municipais, estaduais e privadas.
Nascido e criado no interior de São Paulo, Matheus estudou em escola pública durante toda sua vida. Ao longo da sua graduação de Engenharia, por meio de políticas públicas conseguiu uma bolsa de estudos na Purdue University, nos Estados Unidos. O empreendedor também possui certificações de instituições como MIT, onde fez um estágio, e Harvard, onde colaborou com um projeto de pesquisa. Hoje, comanda a Escola M60, plataforma de mentorias e cursos para jovens que sonham com o intercâmbio.
Durante a palestra, Tomoto abordou diferentes assuntos englobando diferentes públicos.
“Então, eu acho que a gente conseguiu abordar as principais dificuldades de um jovem de 14 à 18 anos, seja com ansiedade, depressão, escolha de futuro, família, carreira, estudos e todo esse momento digital que a gente está vivendo e até os preconceitos que eles têm. Às vezes os pais, ou até quem é um pouquinho mais velho, acha que é uma geração menos experiente mas, na verdade, talvez seja a geração mais criativa e mais incrível que a gente vai ver por aí”, comenta o palestrante. Após, os alunos e professores tiveram a oportunidade de fazer perguntas e dialogar com Matheus que ofereceu um momento único de mentoria para diversas áreas da vida estudantil e pessoal.
A Superintendente de Gestão Pedagógica da SMED, Patrícia Ramos, destacou a relevância dos alunos rio-grandinos presentes no evento. “A palestra foi de extrema importância, porque trouxe uma motivação, um diálogo aberto e próximo dos estudantes. Muitos alunos já conheciam o trabalho dele e foi uma ótima oportunidade deles escutarem pessoalmente as dicas importantes que o palestrante trouxe, sobre como abrir a mente nesse momento em que eles estão saindo do ensino fundamental ou do ensino médio e como podem buscar um processo de inovação na sua carreira profissional”, diz Patrícia.
Por fim, Matheus comenta sobre a esperança da conversa ter tido impacto na vida dos estudantes. “Eu espero que os alunos comecem a estudar mais e, principalmente, que não coloquem tanto peso no futuro com comparações e o sentimento de que estão atrasados em relação aos outros. Espero que eles tenham compreendido que às vezes não é possível ser o melhor em tudo, mas podem trabalhar para ser os melhores nas nossas próprias condições e realidades”, diz Tomoto.
CriaRG Hackathon 2023
Criado em 2022 pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio de uma iniciativa da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Lu Compiani Branco, o CriaRG se baseia nos temas relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia é promover uma imersão dos alunos nos assuntos mais importantes, além de estimular o contato com iniciativas inovadoras e desafios para o futuro através do hackathon.
(Foto: Richard Furtado)