Sistema de baixa pressão faz com que temperaturas se elevem até 5º acima da média para o período. Alerta do Inmet vai até sábado (10).
O calor no Rio Grande do Sul, que já está forte, vai piorar: o Instituto Nacional de Meteorologia publicou avisos para dias quentes acima da média a partir desta quarta-feira (7) no estado.
Os alertas são amarelos, que indicam perigo potencial de onda de calor, com uma sequência de dias de temperatura cerca de 5ºC acima da média.
⚠️O primeiro alerta passou a valer ao meio-dia de quarta, e vai até sexta-feira (9), abrangendo a Fronteira, Campanha, Centro e parte do Noroeste do estado
⚠️E o segundo alerta começa no meio-dia de quinta (8) e vai até sábado (10), atingido a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Norte e Sul do estado
Segundo o governo do estado, na maior parte do estado, as máximas vão variar entre 35ºC e 39ºC. No Oeste e na fronteira com a Argentina, as temperaturas podem chegar na casa dos 40ºC.
Chuva chega no domingo
Segundo a Climatempo Meteorologia, a formação de uma frente fria deve provocar chuva na metade Oeste, Centro e Sul do estado no domingo (11), com risco de temporais isolados.
Na fronteira com o Uruguai já pode chover de manhã. Em Porto Alegre, chuva mais para o fim da tarde e noite.
Na segunda (12), a frente avança lentamente, e tende a ir para alto mar, mas ainda espalha muita nebulosidade entre o Oeste e Sul, onde pode chover forte, com risco de temporais também.
Onda de calor veio da Argentina
A onda de calor chegou ao estado vinda da Argentina, onde provocou temperaturas acima de 40ºC. Desde o início da semana, o RS registra temperaturas máximas entre 33ºC e 34ºC, com muito sol e abafamento.
Conforme explica a Climatempo, um sistema de alta pressão deixa o tempo sem chuvas significativas e com a temperatura alta.