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NOVA PLATAFORMA ENSINO/PESQUISA PARA FURG

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PARADIGMA: INOVAÇÃO E MUDANÇA

UNIVERSIDADE DE EXCELÊNCIA

Prof. Euripedes Falcão Vieira

CENTRO DE ENSINO/EXTENSÃO

Graduação/Pós-graduação

Qualificação dos cursos de graduação. Conjuntos curriculares atualizados/plurais de acordo com a evolução do conhecimento científico e o desenvolvimento das novas tecnologias. A terceira grande revolução cognitiva – agrícola, industrial e científica – tem um amplo e profundo impacto na vida da atual modernidade. O entendimento holístico da graduação está na integralidade do conhecimento novo e sua aplicabilidade tecnológica. Os cursos de graduação significam a alta qualificação do ensino, com a profissionalização elevando o nível de preparo da juventude na conformidade da atualidade, do hoje, que se renova permanentemente. Trata-se da conexão e da coevolução no conhecimento já adquirido, no que está por ser adquirido e na aplicação tecnológica, caracterizando uma integralidade de excelência na formação profissional.

Mudanças são essenciais. Concentração do ensino na localidade/sede, com consequente eliminação da fragmentação em localidades fora da área de influência da Universidade. A influência da Universidade Federal do Rio Grande deve se situar na qualidade de suas atividades acadêmicas. A FURG está localizada num ecossistema natural, com características singulares, o que inclui, também, uma programação específica à extensão. Frequentá-la deve ser um privilégio qualitativo.

Bolsas de Estudo. Para os alunos ingressos na FURG, carentes, deve ser disponibilizado um sistema de bolsas de estudo que atendam suas necessidades básicas; bolsas não reembolsáveis.

Na pós-graduação a ênfase será para Cursos de Alta Especialização em conexão e coevolução com os cursos de graduação, com duração programada para dois anos. É a alta qualificação profissional.

Os cursos de doutoramento representam o campo de especulação do saber que efetivamente contribuem para o conhecimento científico. São cursos que representam uma profunda interação com os projetos de pesquisa; é a dimensão mais profunda da atividade acadêmica, revelando forças que possam ser conhecidas e dominadas em benefício da sociedade. Um projeto de pesquisa para o doutoramento deverá se revestir, portanto, da tentativa de compreensão dos fenômenos naturais (Einstein) que possam produzir tecnologias sempre renovadas.

CENTRO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS

Laboratórios de Ciências

É a área específica para o desenvolvimento da pesquisa científica. Formada por Institutos dotados de programas e recursos humanos altamente qualificados em busca da compreensão da natureza e, particularmente, dos recursos ecossistêmicos de inserção.

A FURG já vivenciou essa experiência a partir do Projeto Atlântico, 1973, com a criação da BASE OCEANOGRÁFICA ATLÂNTICA. Mas outras podem a ser consideradas na nova plataforma de Ensino/Pesquisa. Possibilidades concretas:

  1. retomar a base oceanográfica com a denominação de instituto de pesquisas avançadas em biologia marinha e oceanografia geológica;
  2. instituto de pesquisas avançadas no sistema hidrográfico lacustre/lagunar/mirim/patos;
  3. instituto de estudos avançados no desenvolvimento do processo sedimentar nas restingas costeiras/RS;
  4. instituto de estudos avançados dos fenômenos climáticos litorâneos/RS;
  5. instituto de estudos avançados sobre direitos humanos, constitucionalidade e compreensão da vida na atualidade;
  6. instituto de estudos avançados na área da saúde, considerando as condições ambientais da planície litorânea;
  7. instituto avançado de novas metodologias para as licenciaturas.

São sugestões viáveis, algumas, seguramente, já em andamento limitado nos departamentos de ensino.

É urgente a iniciativa de instituir a Nova Plataforma de Ensino/Pesquisa para a Universidade Federal do Rio Grande!

  • / ex-Reitor (1972/1977)

1 Comment

  • João José Reinbrecht Braga 16/10/2024

    Seria maravilhoso, meu querido irmão e decano da nossa FURG, resta-nos a esperança de que o amor pela instituição realmente aflore, nutrido pela competência, trabalho e determinação dos que lá estão.
    A incompetência, a lavagem cerebral dos jovens e os posicionamentos radicais para o mal, deveria ser banido.
    Parabéns pela iniciativa e continuemos juntos por uma Universidade mais justa, mais eficaz e mais séria, sempre como resultado de trabalho e respeito por tudo o que ela representa.
    Um TFA , meu irmão.

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