Na companhia do diretor de operações da Portos RS, Romildo Bondan, e do diretor do complexo de museus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Lauro Barcelos, a embaixadora da Bulgária, Bojidara Sartchadjieva, acompanhou a chegada do navio polar São Cirilo e São Metódio ao Porto do Rio Grande, na manhã deste domingo (25).
A recepção ao navio contou com a participação da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais do 5º Distrito Naval (NV) que executou os hinos nacionais brasileiro e da Bulgária, além da canção Cisne Branco, considerada o hino da Marinha. Após a finalização da atracação e conclusão dos procedimentos protocolares, as autoridades presentes foram recebidas pelo comandante.
Com o retorno da 32ª Missão Antártica, a Bulgária conclui a construção de um novo laboratório na base mantida pelo país nas Ilhas Livingston. O navio pertence a um consórcio formado pela Marinha búlgara, pelo Instituto Antártico Búlgaro e pela Universidade St Kliment Ohridski, sediada na capital Sofia.
A atracação também coincidiu com as comemorações dos 90 anos de relações diplomáticas estabelecidas entre os dois países. A convite do comandante do navio, o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, participou de um jantar de integração que contou com a presença da embaixadora e demais autoridades.
Texto: Rodrigo de Aguiar
Fotos: Divulgação/Portos RS