No dia 23 de outubro, a partir das 17h, acontece o evento de lançamento do Mapa da Cultura. A cerimônia ocorrerá no Salão Nobre do Paço Municipal (Rua Mal. Floriano Peixoto, 111), e a orquestra da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos fará a apresentação de abertura. O evento é promovido pela Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Economia Criativa (SMCEEC), a qual idealizou esse projeto, em parceria com o IFRS – Campus Rio Grande.
O objetivo do evento é apresentar essa ferramenta, desde seu funcionamento e as formas de acesso até as possibilidades de uso.
O Mapa da Cultura é uma iniciativa da Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Economia Criativa, desenvolvido em parceria com o IFRS – Campus Rio Grande. Trata-se de um mapa digital, com informações atualizadas da secretaria, que permite visualizar, de forma dinâmica, o setor cultural da cidade. O objetivo é que a ferramenta sirva de apoio tanto para a secretaria quanto para o município do Rio Grande, indicando quantos são e onde estão localizados os diversos segmentos culturais da cidade, como artes visuais, artes cênicas, audiovisual, música, artesanato, cultura popular e cultura identitária.
Dessa forma, a pasta de Cultura, Esporte e Economia Criativa poderá utilizar esses dados para elaborar políticas públicas e editais mais alinhados à realidade do município, trazendo eficiência ao serviço. Até o momento, mais de 500 agentes culturais foram cadastrados no mapa, com base em editais e consultas com a comunidade.
(Assessoria/Redação AL)