A Corsan entrega nesta quinta-feira, 1, o novo sistema de abastecimento de água tratada para a Praia do Mar Grosso, em São José do Norte, iniciado em dezembro de 2022. Antiga reivindicação da comunidade, o sistema irá beneficiar cerca de três mil pessoas. Esse número pode duplicar durante a temporada de verão. O abastecimento do local é feito, atualmente, por meio de poços artesianos individuais, cuja água não recebe tratamento.
Com investimentos de R$ 4,3 milhões, a implantação do novo sistema incluiu a extensão de mais de quatro quilômetros de tubulação principal (adutora) e a instalação de mais de seis quilômetros de rede de distribuição, de sistema de bombeamento e de um reservatório com capacidade de 100 metros cúbicos. A rede principal existente, que ia até a empresa Estaleiro Brasil (EBR), foi estendida até a Estrada Interpraias, na qual foi interligada a rede de distribuição para os imóveis da região.
Em março, está prevista a entrega do sistema de abastecimento da 5a Secção da Barra, onde já foram instalados dois reservatórios. No total, a Corsan investiu R$ 8 milhões nas duas obras.
A ampliação do sistema de abastecimento de água em São José do Norte faz parte do compromisso da Corsan, sob gestão da Aegea, de universalizar o acesso à água para 99% da população gaúcha até 2033.
Novas ligações
Aos interessados em se ligar à rede, o primeiro passo é fazer o pedido de vistoria de viabilidade na unidade de atendimento da Corsan em São José do Norte ou qualquer unidade de atendimento, pelo call center, por videochamada, Tudo Fácil, atendimento online (chat), app Corsan e unidade de atendimento virtual.
A vistoria da viabilidade de rede é feita em até sete dias. Constatada a viabilidade, o usuário tem até 30 dias para apresentar a documentação necessária e assinatura do contrato em qualquer unidade de atendimento, Tudo Fácil e videochamada.
Os documentos são: RG e CPF/CNPJ e documentação comprobatória de propriedade, posse ou outro direito real sobre o imóvel, como matrícula atualizada (máximo 30 dias de emissão), escritura pública, contrato de compra e venda, contrato de locação, dentre outros
Além desses documentos, os usuários devem apresentar o informativo de endereço com cadastro de IPTU emitido pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de São José do Norte (Rua Ramiro Barcelos, 657 – Centro).
Também é necessária a instalação, pelo usuário, da caixa de ligação adquirida junto a um fornecedor credenciado e autorizado pela Corsan. Na aquisição, o usuário deve verificar a presença de selos que atestam a qualidade do produto.
Depois destas etapas, a ligação à rede de água é realizada no prazo de dez dias.
SERVIÇO
Unidade de atendimento da Corsan em São José do Norte:
Avenida Getúlio Vargas, 244
Horário de atendimento
De segunda a sexta-feira
8h30 às 12h e 13h às 16h
Crédito: Divulgação/Corsan