--° / --°
Min Max
GERAL MANCHETE

Guarda Municipal inicia formação no curso de Armamento e Tiro

Compartilhar:

A Prefeitura do Rio Grande iniciou nesta segunda-feira (20), a última fase do trabalho de preparação dos 32 agentes para o uso da arma de fogo durante as operações. O curso teve início no primeiro semestre de 2023 e seguirá com suas atividades até o dia 22 de dezembro.

Como parte da constante qualificação que a Prefeitura tem proposto para a Guarda Municipal (GM), esse processo tem por objetivo reforçar a segurança da população e dos próprios agentes durante o exercício de suas atividades. Além disso, após o final de curso e formação dos agentes, o município entrará para a história com os primeiros guardas armados utilizando a EPI GLOCK 9mm, como equipamento de proteção individual e de terceiros.

A primeira fase da formação, encerrada em dezembro de 2022, foi marcada pelo Curso de Formação dos Guardas Municipais, em especial para aqueles que não possuíam curso de acordo com a Matriz SENASP. A segunda fase teve início no primeiro semestre de 2023, dando início a realização dos exames psicotécnicos e aquisição das armas. Por fim, a terceira e última fase consiste no curso de Armamento e Tiro, exclusiva para agentes municipais aprovados no exame psicotécnico. A primeira turma será ministrada pela Guarda Municipal do município de Gravataí.

De acordo com Anderson Castro, o curso tem duração de 200 horas com previsão de término para o dia 22 de dezembro, com a realização de uma formatura após a liberação e o credenciamento da Polícia Federal para porte e uso de arma de fogo. “Esperamos realizar a formatura no próximo mês aqui na frente da Prefeitura, já com eles devidamente armados e qualificados pela Polícia Federal. Então estamos entregando 32 nomes aos instrutores e, ao final, a gente deve ter a lista final de quantos foram aprovados ou não nesse curso. A ideia é ter uma qualificação melhor, ter um equipamento que dê a proteção individual para o agente e também proteção do terceiro. Esse é o grande objetivo, além de ser uma ação dentro do Vira da da Paz”, comenta Castro.

Além disso, durante a Formatura da Guarda Municipal Armada também serão entregues coletes balísticos. Ao final do curso, a Guarda Municipal do Rio Grande será a primeira Guarda Municipal que utilizará a GLOCK 9mm, modelo G45. Estima-se que até o primeiro semestre do próximo ano, novos 17 agentes iniciem a qualificação, representando um total de 49 guardas armados em serviço do município.

Para dar início a primeira aula inaugural do “Curso de Armamento e Tira da Guarda Municipal”, realizado nesta segunda-feira (20), no Salão Nobre da Prefeitura, os 32 agentes contaram com a palestra do diretor das Promotorias de Justiça do Rio Grande e Promotor de Justiça, Dr Marcelo Thormann, que abordou questões envolvendo a legalidade do uso da arma de fogo e deu destaque sobre a postura dos agentes quando forem depor em juízo seguindo as leis gerais.

Após, a segunda palestra do curso teve por foco as questões administrativas e práticas sobre o porte de arma de fogo. A conversa foi ministrada pelo chefe do núcleo de polícia administrativa da Delegacia de Polícia Federal, Sr. Oscar Marcelo Silveira de Silveira.

“Para ter o uso da arma de fogo os Guardas Municipais irão passar por treinamentos e provas teóricas práticas de armamento e tiro, sendo atividades rígidas e, todo processo será coordenado e fiscalizado pela Polícia Federal, então posso garantir que a população rio-grandina estará mais segura”, comenta de Silveira.
(Foto: Richard Furtado/PMRG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *