--° / --°
Min Max
GERAL MANCHETE

Estado homologa situação de emergência em Rio Grande

Compartilhar:

O município de Rio Grande teve seu decreto de Situação de Emergência homologado pelo Governo do RS nesta quarta-feira (4), após publicação na edição nº 192 do Diário Oficial do Estado. O decreto foi assinado pelo prefeito Fábio Branco no último dia 15 de setembro.

A medida foi tomada devido aos severos impactos trazidos pelo alto volume de chuvas que atingiu a região, o que aliado com aumento do nível da Lagoa dos Patos, causou alagamentos em diversas regiões do município, como na área central, Vila da Quinta e especialmente nas ilhas do Leonídio, dos Marinheiros e da Torotama.

Nas ilhas, inclusive, o acesso está prejudicado, já que as águas da Lagoa dos Patos tomaram grande parte das vias, causando diversos estragos e inviabilizando o deslocamento dos moradores da região. Essas estradas estão sendo recuperadas pela Secretaria de Zeladoria da Cidade.

Em função deste cenário, muitas pessoas precisaram deixar suas residências em diferentes momentos. Muitas famílias foram acolhidas em abrigos montados pela Prefeitura, com apoio de parceiros e voluntários, onde estão sendo atendidas com serviços de atenção social e à saúde, local para banho e pernoite, assim como roupas e alimentação. Outras tantas foram recebidas em casas de parentes e amigos. Na manhã desta quarta-feira, 27 pessoas seguem no abrigo do Salão Paroquial, no Povo Novo, entre eles 13 adultos, 3 adolescentes, 4 crianças e 7 idosos.

“Para nós é muito importante, nós estamos fazendo todos os levantamentos dos prejuízos que essas águas, enchentes e essa chuva tem nos ocasionado. E para que a gente consiga até mesmo alguns recursos para recuperação, seja das nossas estradas, seja na condição social das pessoas ou até mesmo na condição econômica, é fundamental ter sido homologado. Isso dá início a todo um processo que agora nós vamos fazer, o fechamento do plano de trabalho para encaminhar junto a Defesa Civil, para que possa nos auxiliar a minimizar essa situação tão difícil e impactante que a gente está passando” afirma o prefeito Fábio Branco.

O mês de setembro foi marcado por um alto volume de chuvas, por vezes com grandes quantidades de precipitação em poucos dias. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram mais de 460 mm de precipitação, sendo que a média mensal é de 153,2mm, tendo também como base os dados do INMET.

O cenário permanece preocupante no mês de outubro, já que 27 rios do estado ainda estão direcionando para a Lagoa dos Patos as águas das chuvas de outros pontos. De ontem para hoje, muitas regiões do estado foram fortemente atingidas por precipitações, com altas concentrações em alguns locais, águas que futuramente deverão chegar até a Lagoa dos Patos, que continua com nível acima do normal.

De acordo com o ordenador da Defesa Civil, Rudimar Machado, todos os dados dos impactos têm sido cadastrados no Sistema Integrado de Desastres, onde também estão apresentadas as ações realizadas como enfrentamento ao cenário. Com a homologação do Estado, o município passa a estar habilitado a receber recursos e outras formas de apoio por parte do Governo do RS. Além disso, ainda é esperado o reconhecimento da Situação de Emergência por parte do Governo Federal.

“Com auxílio de um drone, estamos fazendo a parte de georreferenciamento das estradas também para a parte de reconstrução, assim como de todas as áreas afetadas, para buscarmos recursos estaduais e federais. A homologação do estado já é uma vitória, mas continuamos a preencher no sistema todas as perdas do município, também em relação aos danos na agricultura e na pesca. São informações que Emater e Secretaria de Pesca, Agricultura e Cooperativismo vão nos repassar para pleitearmos esse apoio para nossa cidade”, aponta.

Nesta segunda-feira (2), a Prefeitura do Rio Grande recebeu um grande número de materiais encaminhados pela Defesa Civil do RS. São mais de 8400 itens entre materiais de limpeza e de higiene pessoal. Além disso, também foram doadas 300 cestas básicas, 3 mil litros de água, 800 litros de leite e 261 pacotes de fraldas de diferentes tamanhos, itens que chegaram a Rio Grande no sábado (30). Nesta quarta-feira, as doações já começaram a ser direcionadas para as famílias rio-grandinas afetadas.

Assessoria PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *