Gestor tratou questões como PPG-Mar, laboratórios flutuantes e reestruturação física do HU
Nesta semana, o reitor Danilo Giroldo esteve representando a FURG durante agendas em Brasília. Na oportunidade, o gestor participou da 213ª sessão ordinária da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), na qualidade de representante titular do Ministério da Educação (MEC). Giroldo também cumpriu agendas junto à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para tratar sobre o plano de reestruturação física do Hospital Universitário Miguel Riet Correa Jr. (HU-FURG); e junto à Secretaria de Educação Superior do MEC, onde tratou do financiamento dos Laboratórios de Ensino Flutuantes Ciências do Mar I, II, III e IV, além de assuntos pertinentes à Universidade.
CIRM
Presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra, Marcos Sampaio Olsen, a CIRM possui representantes de diversos ministérios que se relacionam com os recursos do mar. Durante a 213ª sessão ordinária da Comissão, o reitor entregou e apresentou uma síntese do relatório das atividades realizadas em 2023 pelo Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPG-Mar), além do planejamento para 2024.
De acordo com Giroldo, o PPG-Mar se organiza em dez grupos de trabalho que desenvolvem 67 ações distribuídas em 15 metas estabelecidas no seu Plano Nacional de Trabalho (2021-2024), que também faz parte do X Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM). Em termos quantitativos, o PPG-Mar representa 61 cursos de graduação, dispostos em 47 universidades, 36 Programas de Pós-graduação presentes em 24 universidades e 331 Grupos de Pesquisa estabelecidos em 105 instituições.
O Comitê é coordenado pelo MEC, na pessoa do professor da FURG, Luiz Carlos Krug, e tem como objetivo o fortalecimento da formação de recursos humanos capazes de contribuir para que o país desenvolva pesquisas científicas e tecnológicas voltadas para a área marítima, além de promover o uso sustentável dos recursos em águas nacionais e internacionais. As ações do grupo também englobam a garantia de conservação dos ambientes costeiros e marinhos e a ampliação do monitoramento dos oceanos.
Todas as informações referentes às atividades do PPG-Mar, desde a sua criação em 2005, estão no site Ciências do Mar Brasil, disponível aqui.
Reestruturação da área física do HU-FURG
Além das pautas abordas junto à CIRM, o reitor também esteve presente na sede da Ebserh, oportunidade na qual pode discutir com o Vice-presidente da empresa, Daniel Beltrami, o andamento do Plano de Reestruturação Física do HU-FURG. Ainda durante a agenda, Giroldo também tratou de assuntos como a contratualização dos serviços do Hospital e as próximas visitas das equipes da sede da Ebserh à Rio Grande. “A expectativa é que até meados de junho já exista uma avaliação mais precisa do Plano e dos serviços correspondentes a serem pactuados com a equipe do HU-FURG”, detalhou o professor.
MEC
Ainda em Brasília, Giroldo também esteve na Secretaria de Educação Superior do MEC, em reunião com o Secretário da pasta, Alexandre Brasil. Na ocasião, o reitor tratou do financiamento dos Laboratórios de Ensino Flutuantes Ciências do Mar I, II, III e IV, além de outros assuntos atinentes à Universidade. “Espera-se que até o mês de maio exista uma definição da possibilidade de recomposição mínima do financiamento dos Laboratórios Flutuantes, que, em 2024, não receberam recursos específicos na Lei Orçamentária Anual”, explicou Giroldo.
Por fim, o reitor avaliou como muito positivas as agendas e os encontros ao longo da semana de trabalho. “Os resultados das agendas são promissores. Na CIRM ficou bastante evidente o excelente trabalho desenvolvido pela FURG na coordenação do PPG-Mar e as agendas na Ebserh e MEC foram de boas perspectivas para a captação de recursos para o HU/FURG e para o funcionamento dos Laboratórios de Ensino Flutuantes”, concluiu Giroldo.
Por: Hiago Reisdoerfer