--° / --°
Min Max
EDUCAÇÃO MANCHETE

CriaRG Hackathon classifica finalistas após três dias de atividades

Compartilhar:

O Hackathon do CriaRG 2023 finalizou nesta quinta-feira (26) a etapa do CoCria, que classificou XX equipes finalistas para o evento que acontecerá dias 28, 29 e 30 de novembro. Desde o dia 24 deste mês, 30 equipes estiveram reunidas no OCEANTEC – FURG para uma imersão no ambiente universitário onde puderam desenvolver suas ideias de projetos e foram avaliados para definir as 10 propostas que irão para a final. O evento tem a realização da Prefeitura Municipal do Rio Grande, FURG, Secretaria de Educação do Rio Grande, 18ª Coordenadoria Regional de Educação, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande, CDL Rio Grande e São José do Norte e Sebrae.

As equipes são formadas por alunos da rede pública de ensino em Rio Grande que apresentaram soluções inovadoras que pudessem resolver problemas da população local em diversas áreas como saúde, educação, mobilidade e outras. Ao longo de três dias, eles contaram com o suporte de mentores para aprimorar os seus projetos.

O CriaRG Hackathon 2023 acontecerá na Nova Rheingantz, em novembro, e a programação já conta com algumas atrações confirmadas, como oficinas de empreendedorismo digital e profissões do futuro, palestras sobre educação financeira E o Museu Itinerante da PUCRS, palestras e atividades interativas. Entre os destaques dos palestrantes, está Matheus Tomoto, brasileiro que estudou em escola pública e que foi aprovado para fazer pesquisa nas dez melhores facultados dos Estados Unidos, realizando estágio no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo) e eleito pela Forbes um dos jovens mais promissores de 2020 com menos de 30 anos. Outra experiência importante é o Seja FURG, levando os principais cursos da FURG através de uma grande exposição interativa. Todas as atividades são gratuitas.

Criado em 2022 pela Prefeitura Municipal do Rio Grande através de uma iniciativa da Primeira Dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Lu Compiani Branco, o CriaRG se baseia nos temas alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia é promover uma imersão dos alunos nos temas mais importantes, além de estimular o contato com iniciativas inovadoras e desafios para o futuro através do hackathon. Mais informações podem ser acessadas em https://criarg.com.br.

O CriaRG Hackathon 2023 tem patrocínio ouro do Porto RS, patrocínio prata do Banrisul e Timac Agro, patrocínio bronze da Refinaria de Petróleo Riograndense e Wilson Sons, patrocínio especial da Yara e Sicredi, além do apoio da Corsan, Marinha do Brasil, Nova Rheingantz, Oceano FM, Swan Hotéis, Unimed Litoral Sul/RS e Vida Urgente.

Confira a lista dos projetos classificados para a final e as respectivas escolas:

  • Making Colors – Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão de Cerro Largo
  • Ilumina Mais – Escola Estadual de Ensino Médio Lilia Neves
  • Inclui RG – EMEF Maria Angélica V. L. Campello
  • Bike Safe – Escola Municipal Wanda Rocha Martins
  • Consulta RG – EEEM Alfredo Ferreira Rodrigues
  • Sentidos Conectados – EEEM Alfredo Ferreira Rodrigues
  • QR Code de Memórias – EMEF Santana
  • SISI – EMEF Viriato Corrêa
  • Conecta RG – EEEM Alfredo Ferreira Rodrigues
  • Recicla RG – EEEM Bibiano de Almeida

 

Texto: Reverso Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *