--° / --°
Min Max
GERAL MANCHETE MUNDO PAÍS SAÚDE

Cirurgias simultâneas em Rio Grande e Pelotas beneficiam 10 pessoas com doações de órgãos

Compartilhar:

No último domingo (6), um gesto de solidariedade transformou a vida de dez pessoas no Rio Grande do Sul. Sob a coordenação da Organização de Procura de Órgãos 5 (OPO5), sediada na Santa Casa do Rio Grande, foram realizadas duas cirurgias simultâneas de captação e doação de órgãos, uma em Rio Grande e outra em Pelotas.

Em Rio Grande, a intervenção ocorreu no Bloco Cirúrgico do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh), após a confirmação da morte encefálica de uma mulher de 64 anos. A generosidade da família da paciente permitiu que cinco pessoas, que aguardavam na fila da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, tivessem a chance de recomeçar suas vidas.

Ao mesmo tempo, no Hospital São Francisco de Paula, em Pelotas, outra doação foi realizada, desta vez a partir de um paciente do sexo masculino, de 37 anos. O gesto também beneficiou cinco receptores que estavam na fila de espera por um transplante.

As cirurgias contaram com o envolvimento de profissionais da Santa Casa do Rio Grande, da OPO5, das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), além de equipes dos hospitais locais e de Porto Alegre. A atuação conjunta foi essencial para garantir a qualidade e agilidade dos procedimentos.

O transporte dos órgãos contou com o apoio da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, que desempenhou papel fundamental no deslocamento rápido entre as unidades de saúde, contribuindo diretamente para o sucesso das doações.

Por questões de segurança e em conformidade com orientações recentes, os tipos de órgãos doados não estão sendo divulgados, como forma de preservar o sigilo e proteger tanto os doadores quanto os receptores.

A mobilização reforça a importância da doação de órgãos e o impacto que esse ato pode ter na vida de tantas pessoas. Para se tornar um doador, é fundamental comunicar esse desejo à família. A solidariedade pode salvar vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *