A elevação dos níveis da Lagos dos Patos desalojou centenas de famílias no município do Rio Grande, e juntamente destas famílias seus animais de estimação. Buscando amparar estes animais desabrigados a Secretaria de Município da Causa Animal (SMCA) disponibiliza um abrigo temporário para cães e outras espécies, além de incentivar o abrigo temporário destes animais sob responsabilidade de tutores voluntários.
O abrigo gerenciado pela Secretaria de Município da Causa Animal (SMCA) no momento abriga mais de 170 cães, além de outros animais como ovelhas e hamsters. Atualmente o abrigo conta com 5 veterinários voluntários, que dão suporte as ações da SMCA no trato com os animais abrigados. O abrigo está localizado na sede do Sindicato Rural do Rio Grande, junto ao Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo, em espaço cedido para o acolhimento dos animais resgatados.
Outros 60 cães, assim como cerca de 90 gatos, estão abrigados temporariamente em lares voluntários. Gatos, por possuírem forte comportamento territorial e difícil relação com outros animais que não sejam de seu convívio, estão sendo abrigados em lares ofertados por voluntários e a SMCA está em busca de novos voluntários.
Dentre as diversas espécies de animais já resgatados também estão coelhos e chinchilas, além de cerca de 180 cavalos que estão sendo mantidos em um abrigo na zona rural do município.
Doações
A SMCA necessita de doações para manter o serviço de amparo aos animais resgatados, necessitando de ração animal – principalmente para gatos – e pallets para montagem de novas baias para separação dos animais conforme local de origem.
Anderson Santos, Secretário da Causa Animal (SMCA), esclarece que as doações de ração para os animais abrigados poderão ser entregues diretamente na Sede do Sindicato Rural de Rio Grande, onde está localizado o abrigo gerenciado pela SMCA.
Torne-se tutor temporário
Para tornar-se voluntário e abrigar por tempo determinado animais resgatados em função da enchente no município entre em contato com a Secretaria de Município da Causa Animal pelo telefone (53) 3233-7276.
Foto: Roberto Dias/PMRG
Por: Assessoria PMRG