Desde o final de maio/início de junho, à medida que o nível da Lagoa dos Patos foi recuando nas zonas costeiras da cidade e a Defesa Civil vistoriou essas áreas, a população rio-grandina abrigada pela Prefeitura tem retornado gradualmente para as suas residências. Ao longo do último final de semana um novo grupo de moradores voltou para casa com o apoio do Executivo Municipal, restando 31 pessoas acolhidas nos abrigos elaborados pela municipalidade nesta segunda-feira, 17.
Em meados de maio, quando o nível da Lagoa dos Patos mediu mais de 2,70m – segundo leitura do sensor TideSat instalado no cais do CCMAr – a administração municipal chegou a manter 750 pessoas distribuídas entre 10 abrigos municipais montados em pontos estratégicos da cidade. Agora são 2 o número de abrigos que ainda estão em funcionamento: Abrigo Cruz Vermelha (antigo BIG/Carrefour) e Camponês/Arraial.
De acordo com a coordenação de abrigos da Prefeitura, a população que permanece acolhida nos locais é proveniente, principalmente, da região das ilhas (abrigo do Camponês) e de regiões da cidade como a Henrique Pancada, Navegantes, São Miguel e Dom Bosquinho. A previsão é que o abrigo localizado no Big opere até essa quinta-feira, 20/06, enquanto o atendimento do abrigo localizado no Arraial se estenda até o final do mês de junho.
Cuidados no retorno para casa
A FURG, em parceria com a Secretaria de Município de Saúde (SM), elaborou um guia com 5 volumes para auxiliar a população no retorno com segurança para seus lares.
O primeiro conteúdo trata dos “Cuidados com o retorno para casa”. Nele são repassadas orientações às pessoas para o retorno às suas residências, com abordagens específicas para a limpeza das áreas alagadas/áreas externas próximas; a higienização das casas; cuidados com fonte de água alternativa, ou seja, a que não é tratada pela rede pública de abastecimento – Corsan; atenção aos resíduos; limpeza da caixa d’água; reutilização de estofados (colchões, sofá etc) que acumularam água; cuidados com a estrutura da casa e com os animais peçonhentos.
O material está disponível a seguir.
Reconstruc_a_o – Volume I – Rio Grande 2024 (1)
Foto: Richard Furtado/PMRG