Em celebração ao dia do santo padroeiro do município do Rio Grande, a tradicional Festa de São Pedro acontece neste sábado (29). A programação da edição deste ano, a 288ª, foi reduzida em decorrência das enchentes de maio. O evento religioso e cultural é uma realização da Diocese do Rio Grande e da Catedral de São Pedro com o apoio da Prefeitura do Rio Grande.
No que se refere ao festejo religioso, no sábado (29), às 9h, terá início a Procissão de São Pedro, com saída da Catedral de São Pedro. O itinerário será o mesmo dos anos anteriores. Às 10h, os fiéis retornam para a Missa Campal no Largo Dr. Pio. Em caso de mau tempo, a cerimônia ocorrerá dentro da igreja. Às 18h, o encerramento acontece com a Missa Festiva, também na Catedral de São Pedro.
A Cruz Vermelha estará a cargo da organização da venda de anchovas assadas. O valor arrecadado com a comercialização do peixe será utilizado para o trabalho de ajuda humanitária para os afetados pelas enchentes.
Está prevista também uma exposição de artesanato organizada pela Rede Mulheres Empreendedoras do Rio Grande, juntamente com apresentações culturais no palco em frente à Catedral.