Em uma audiência realizada na quarta-feira (20), o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT) se reuniu com o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira de Almeida, em Brasília, para a discussão de medidas emergenciais em relação às famílias que vivem nas margens do Arroio das cabeças, na Vila da Quinta, e que têm sido constantemente afetadas pelas inundações na localidade.
A reunião teve como principal objetivo a apresentação de um ofício por parte do deputado, na qual ele solicita agilidade na construção de unidades habitacionais já cadastradas pela Prefeitura do Rio Grande no programa Minha Casa Minha Vida – FAR, localizadas no Loteamento Quintinha. Segundo o parlamentar, a medida é urgente para a realocação das famílias que estão no entorno do Arroio das Cabeças e que enfrentam constantes cheias que ocorrem entre a BR 392 e a Rede Ferroviária.
“Solicitei ao Ministério das Cidades urgência e prioridade para que esse projeto habitacional que já está cadastrado seja integrado a programa Minha Casa Minha Vida Calamidade para atender estas famílias que sofrem perdendo seus pertences a cada enchente.”, afirmou o deputado Lindenmeyer.
Segundo o secretário nacional, se Rio Grande for selecionado pelo FAR para o projeto Arroio das Cabeças, o município poderá apresentar outro projeto de moradia para as famílias impactadas pela calamidade. Para Lindenmeyer, esta seria uma solução viável pois abriria a possibilidade de atender um número maior de famílias afetadas pelas enchentes na região.